5 de Abril 2018

A Verdadeira Medicina Preventiva

Hoje vamos fazer uma reflexão sobre como e abordada a prevenção de doenças.

Por Dra. Marcela Menezes
5 de Abril 2018 10:19

Hoje vamos fazer uma reflexão sobre como e abordada a prevenção de doenças. Anualmente temos campanha preventivas por exemplo de câncer de mama e próstata com meses dedicados a sua prevenção. Mas como são essas campanhas? Estimula-se o paciente a realizar rotineiramente exames de Papanicolau, mamografias, exames de sangue, ultrassonografias para “prevenir” essas doenças, mas na verdade o que se consegue e no máximo a detecção precoce dessas doenças. E então o que foi que se preveniu?

Obviamente, quanto antes essas doenças forem detectadas, maiores serão as chances de sucesso de tratamento. Mas a reflexão que quero fazer aqui ‘e que a verdadeira prevenção das doenças não e abordada corretamente. A medicina atualmente, esta muito preocupada em fazer diagnostico, dar nome as doenças e trata-las. Mas, e a prevenção? Estamos ocupados demais, com mil pesquisas cientificas sobre tratamento das doenças, e com pouco tempo e disposição para de fato auxiliar o paciente a realizar uma prevenção.

Afirmo que a verdadeira medicina preventiva envolve estimular e apoiar os pacientes na adoção de mudanças de hábitos e estilo de vida para a obtenção de uma saúde integral. Portanto a realização de check-ups anuais são necessários porem não suficientes.

Para alcançarmos a saúde integral, necessitamos abordar alguns pilares:

• alimentação saudável
  • pratica de exercícios físicos regulares
  • sono reparador
  • horas de lazer, e atividades prazerosas
  • cuidado com o todo: físico/emocional/mental/espiritual.

Abordar esses temas com os pacientes, encorajando-os a adquirir hábitos saudáveis, e o verdadeiro caminho da PREVENÇÃO de doenças crônicas.