Outubro é o mês onde os profissionais de saúde e empresas se unem para trazer informações sobre a conscientização do Câncer de Mama. Conscientizar quer dizer fazer com que as pessoas entendam qual a importância em ter atenção para com a saúde.
O Câncer de Mama infelizmente já trouxe a morte para 18.068 mulheres e 227 homens no Brasil somente em 2019. E nas últimas décadas, segundo as estatísticas, já atinge adolescentes e jovens adultas.
Continue a ler o texto para descobrir o que você pode fazer para diminuir os riscos e quais são seus sintomas para evitar ter uma vida castigada por este mal.
O que é
Através de um tumor maligno, as células do câncer se multiplicam nas glândulas mamárias e formam aquele caroço ou nódulo nos seios. Este tumor pode se desenvolver na região das mamas ou próximo as axilas. Existe também a possibilidade de se multiplicar a distância.
Sintomas
Quando a mulher ou o homem percebe alguns sintomas em seu corpo com antecedência, as chances de cura são maiores. Estar atento ao próprio corpo é também uma das formas de prevenção contra doenças como o Câncer de Mama.
Conheça os sintomas:
- Percepção do nódulo nos seios ou axilas
- A pele na região mamária pode alterar e ficar parecido com uma casca de laranja
- Secreção no mamilo
É possível identificar o nódulo através do autoexame, em casa mesmo. Para isso, coloque uma das mãos a cima da cabeça e comece fazendo movimentos circulares sem usar as unhas em toda a mama, depois analise a outra igualmente.
Lembre-se que o autoexame não substitui a consulta com um especialista.
Câncer de mama na juventude
Como dito anteriormente, o Câncer de Mama não atinge apenas mulheres entre 35 a 40 anos, mas ao longo dos anos passou a desenvolver em adolescentes e jovens adultas entre 15 a 25 anos.
Assim como em outras doenças, cuidar da saúde mental neste momento é de suma importância, principalmente porque se o diagnóstico for positivo toda sua rotina, emoções e ambiente sofrerão alterações e consequentemente poderá acarretar na depressão.
Saúde mental é também qualidade de vida e as mulheres precisam lembrar disto durante esta etapa tão deliciada de suas vidas.
Durante este momento, em caso de diagnóstico positivo, a presença da família e amigos faz com que os relacionamentos não sejam rompidos, mas que se tornem laços de apoio e tranquilidade. Buscar apoio com um profissional especialista contribui também para que o quadro de câncer não decline.
Diferença entre prevenção e diagnóstico
Talvez essas duas palavras possam confundir um pouco quando falamos sobre saúde, mas a grande diferença é que prevenção significa aquilo que vem antes, como o próprio nome diz: “pré” em seu início. E o diagnóstico é a análise que um especialista faz após os exames.
As chances de contrair o câncer através da hereditariedade hoje em dia é menor do que quando se leva uma vida sem cuidados com a saúde.
O câncer pode se desenvolver no futuro através da má alimentação e falta de exercícios. Quando o organismo está bem, ele é capaz de combater a multiplicação das células em excesso antes que se transforme em um câncer de fato.
Para prevenir o Câncer de Mama cuide da dieta, consuma alimentos saudáveis e equilibrados combatendo a obesidade, procure se exercitar regularmente e evite bebidas alcóolicas e cigarros. E lembre-se que saúde não é ausência de doenças, mas o bem estar e qualidade de vida físico, mental e espiritual.
Se você quer saber mais sobre como aumentar sua qualidade de vida do corpo, mente e espírito venha conversar conosco aqui na Clínica OM, temos especialistas em saúde mental, nutrição, cardiologia e diversas outras modalidades para você.