Bike-fit

Conheça a Bike-fit

O Bike Fit consiste em um conjunto de técnicas capazes de proporcionar o perfeito ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista.

O principal objetivo é fazer com que o indivíduo e o componente mecânico (bicicleta) passem a atuar como um único componente, funcionando em perfeita harmonia. O Bike Fit é capaz de proporcionar a prevenção contra lesões e problemas de saúde, bem como melhorar a performance de ciclistas de competição ou mesmo de amadores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam e fazem, não é o indivíduo que precisa se ajustar à bicicleta, e sim o contrário! Ao adquirir uma bicicleta é preciso se atentar a critérios como medidas antropométricas e ângulos de posicionamento estático e dinâmico. Ao escolher o tamanho do quadro é essencial basear-se nas suas próprias medidas e não escolher de forma intuitiva. Mesmo os cálculos que circulam por aí não consideram que pessoas de mesma estatura podem ter tamanhos diferentes de braços e troncos, por exemplo. O Bike Fit trata cada indivíduo de forma exclusiva, considerando a sua individualidade físico-anatômica e fazendo ajustes para que a bicicleta passe a oferecer o máximo de conforto e segurança para o ciclista.

O Bike Fit não pode ser aplicado por qualquer indivíduo, já que estamos falando de uma profissão regulamentada pelos Conselhos Profissionais da área da saúde. Desse modo, se você é ciclista, não ignore as recomendações de segurança e conte com a ajuda de um Fitter (profissional que aplica as técnicas de ajuste para o equipamento). Por mais que um indivíduo seja forte e condicionado, precisa se atentar à mecânica do movimento para conseguir o melhor deslocamento com o menor esforço e maior segurança.

Saiba mais informações no site: www.ecmbf.com

Voltar     Home




Deseja marcar uma consulta?

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o agendamento.

EU QUERO MARCAR