5 de abril 2018

Surto de Febre Amarela: o que você precisa saber?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes.

Por detrey
5 de abril 2018 10:18

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Quais são os sintomas?

A maioria das pessoas pode não apresentar sintomas, ou ter sintomas leves e inespecíficos como febre, calafrios, dor de cabeça, mialgia, náuseas e vômitos. Cerca de 15% dos casos pode evoluir para forma grave, podendo evoluir com insuficiência hepática e renal, e manifestações hemorrágicas, podem evoluir para óbito.

Como ela é transmitida?

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A figura abaixo demonstra os dois ciclos epidemiológicos de transmissão.

O que devo fazer para prevenir a doença?

A principal forma de prevenção é pela vacinação, que está indicada para pessoas que vivem ou vão viajar para locais de transmissão da doença. Devemos lembrar, que a vacina pode ter reações adversas e devem ser evitadas realizações de doses desnecessárias. Veja abaixo a recomendação do Ministério da Saúde para Vacinação.

Como estão os casos no pais?

O Brasil vive o maior surto da doença desde 1980. Porem devemos deixar claro que o ciclo de transmissão atualmente no país é de Febre Amarela Silvestre, não sendo registrados casos de Febre Amarela Urbana desde 1942. Entretanto devemos ficar atentos, uma vez que o grande receio é que essa doença alcance seu transmissor urbano que é o Aedes aegypti, o que ocasionaria uma grande disseminação da doença no país.

Artigos relacionadas